A história do Natal está ligada a uma rica combinação de tradições religiosas, culturais e históricas que evoluíram ao longo dos séculos. Originalmente, o Natal é celebrado como o nascimento de Jesus Cristo, uma figura central do cristianismo, mas muitos elementos dessa festa têm raízes em festivais patrocinados .
Origens Religiosas
- Nascimento de Jesus :
- Significado Cristão :
Elementos Pagãos
- Solstício de Inverno :
- Mitraísmo : O culto a Mitra,
Tradições Populares
- Árvore de Natal :
- Papai Noel : Baseado em São Nicolau
Evolução Moderna
No século XIX, o Natal tornou-se mais familiar e menos religioso em muitos lugares. Escritores como Charles Dickens ajudaram a popularizar o espírito natalino com obras como Um Conto de Natal,
Hoje, o Natal é uma celebração global, que une tradições religiosas, culturais e comerciais. É um momento de união, reflexão e, carinho entre todos.
Símbolos do Natal
- Árvore de Natal:Ori
- Estrela: Representa o nascimento de Jesus
- Presépio: Introduzido a cristandade
- Papai Noel: Inspirado em São Nicolau
Tradições ao Redor do Mundo
- Brasil: Ceia na véspera
- Europa: Arvore de natal
- Estados Unidos: Decoração exuberante
- Filipinas: Uma ceia
- Escandinávia: A tradição do presente de São Nicolau
Aspectos Modernos
Hoje, o Natal transcendeu suas raízes religiosas e se tornou uma característica cultural e comercial. A troca de presentes, as músicas natalinas e a decoração transformaram os dados em uma celebração
Curiosidades
- Cartões de Natal: Popular
- Cores tradicionais: Vermelho
- “Noite Feliz”: A canção NOITE FELIZ
Árvore de Natal da sua casa já deveria estar montada? Entenda a tradição…
A tradição católica no Brasil indica que a data para inaugurar a árvore de Natal é o primeiro domingo do Advento, que neste ano aconteceu em 1º de dezembro.
Dependendo da sua religião ou país em que mora, porém, a data certa pode mudar. Entenda abaixo como é a construção desta tradição.
Por que tem data para montar a árvore de Natal?
O que é Advento? É o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa…
Por que somos enganados por versões tipificadas
A montagem dos símbolos natalinos abre as quatro semanas dedicadas à reflexão e à espera pelo nascimento de Jesus. Montar o presépio também é indicado neste momento para refletir sobre o sentido do Natal.
Hoje, a árvore tem um papel mais social do que religioso. Mas, ao reunir as crianças para montá-la, os pais podem aproveitar para explicar o significado do Natal.
Virgem Maria é concebida sem pecado.
O dogma é venerado também por anglicanos e ortodoxos, embora russos e coptas, os cristãos egípcios, deixem para montar a árvore depois do dia 25, já que o Natal deles é comemorado em 7 de janeiro.
No próprio Vaticano a data de inauguração da árvore na Praça de São Pedro tem acontecido no início de dezembro.
Nos EUA, a árvore é montada ainda no fim de novembro. O costume, segundo a revista Southern Living, é iniciar a decoração do pinheiro no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que em 2024 foi em 28 de novembro.
No Reino Unido e Austrália, a árvore costumava aparecer nas salas das casas entre 22 e 24 de dezembro.
Segundo o historiador Martin Johnes, autor de “Christmas and the British: A Modern History”, colocar a decoração com antecedência já foi visto como sinal de má sorte. A tradição teria sido emprestada dos alemães ainda no século 16, mas se solidificou na era vitoriana pelos países do Commonwealth.
A árvore como símbolo do Natal nasceu no norte da Europa, quando, no inverno rigoroso da região, só o espruce (ou abeto) resistia verde. “As pessoas passaram a ligar a árvore que não sucumbia ao frio à esperança cristã e passaram a colocá-la dentro das casas, dando início ao costume.
Por que se usa uma estrela no alto do pinheiro? Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus…
Quando desmontá-la?
A despedida da árvore nos EUA acontece no chamado “Boxing Day”, dia 26 de dezembro. É a data em que os americanos costumam trocar presentes, fazer doações aos necessitados e as tradicionais compras em promoção.
No Brasil e em diversos outros países, contudo, a tradição é desmontar a árvore após o Dia de Reis, em 6 de janeiro. A data celebra a visita dos Reis Magos a Jesus com presentes.
Orientação do Vaticano. O encerramento das comemorações natalinas aconteça em 13 de janeiro, depois da celebração do batismo de Cristo — último rito do Tempo do Natal no calendário litúrgico — que ocorre anualmente no dia 12 de dezembro e finaliza em 25 de dezembro.
VIVA O NATAL E O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO !! e também a chegada do comerciante PAPAI NOEL !!