Vamos conhecer FLORIPA e algumas outras cidades muito interessantes da região ?…

O que fazer em Florianópolis ? algumas atrações e passeios imperdíveis

Não é atoa que Florianópolis encanta os turistas, a ilha da magia reúne praias, trilhas, mirantes, patrimônios históricos bem preservados… uma infinidade de lugares lindos e passeios legais para fazer. Selecionamos 10 atrações imperdíveis! Confira:
1. PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS Praia da Barra da Lagoa

Ricarddo Barros Guerreiro

Floripa está cercada de praias para todos os estilos, são mais de 100! Falar de todas e escolher a mais bonita é praticamente uma missão impossível, então vamos destacar as mais "famosas" e seus atrativos, separadas por região: ⇒ LESTE DA ILHA Praia da Joaquina

Ricarddo Barros Guerreiro

Ao Leste da ilha, cerca de 15 km do centro, ficam duas das mais conhecidas e badaladas de Floripa, a Praia da Joaquinha (não deixe de passar pelas Dunas da Joaquina, o snowboard ou "esquibunda" é diversão garantida) e a Praia Mole, com mar agitado é a preferida dos surfistas.

Ricarddo Barros Guerreiro

Ainda ao leste fica a Barra da Lagoa, que além de ser uma praia linda com ótimos restaurantes de frutos do mar, tem como atrativo o Projeto Tamar (R$24).

Ricarddo Barros Guerreiro

E se quiser curtir uma praia do "jeito que veio ao mundo", é no leste da ilha que fica Galheta, a praia de nudismo de Florianópolis. Nós não fomos lá conferir, mas dizem que não há fiscalização, ou seja, o nudismo é opcional, é muito frequentada inclusive pelo público LGBT.

⇒ NORTE DA ILHA Praia do Santinho

Ricarddo Barros Guerreiro

Ao Norte da Ilha, entre 25 e 30 km do centro, estão algumas das praias preferidas dos turistas.

Ricarddo Barros Guerreiro

A Praia do Santinho é tranquila, rodeada por uma reserva natural, extensa faixa de areia e famosa pela MEGA estrutura do Costão do Satinho Resort, o único All Inclusive de Santa Catarina, saiba mais AQUI.

Ricarddo Barros Guerreiro

nn Praia de Canasvieiras

Ao lado da Praia do Santinho fica a Praia dos Ingleses, que tem partes tranquilas e conforme se aproxima do "centrinho dos ingleses" aumenta o movimento com quiosques, lojinhas, pousadas, etc.

Ao norte a Praia de Canasvieiras é uma das mais populares e disputadas no verão, atrai turistas de todas as partes, inclusive os argentinos. Bem estruturada com hotéis, quiosques, restaurantes e atrativos como banana boat, passeios de escuna, etc. Em contrapartida a Lagoinha do Norte, depois da subida de acesso a Canasvieiras, é beeem tranquila!

Praia de Jurerê Internacional

Ricarddo Barros Guerreiro

A Praia de Jurerê é uma das mais famosas da região. Na parte "chique" chamada de Jurerê Internacional você verá carros importados circulando nas ruas, mansões, hotéis luxuosos e o Jurerê Open, que é uma espécie de shopping a céu aberto com lojas de grife, cafeterias, etc. Em Jurerê também tem beach clubes e baladas que atrai muita gente "bonita, elegante e sincera"! haha.

Ricarddo Barros Guerreiro

Vizinha a Jurerê, a Praia de Daniela é bem menos badalada, tem um mar calminho que costuma atrair bastante as famílias.

⇒ SUL DA ILHA Praia da Armação

Ricarddo Barros Guerreiro

Ao sul da Ilha, entre 15 e 25 km do centro, ficam praias mais rústicas, muitas delas consideradas um verdadeiro refúgio em meio a natureza.

A Praia do Matadeiro e a Lagoinha do Leste (com difícil acesso) são as mais "selvagens", praticamente não há estrutura por lá, geralmente frequentadas pelos amantes de trilhas.
Praia do Campeche

Ricarddo Barros Guerreiro

Ao Sul, as que oferecem melhor estrutura de quiosques, pousadas, etc, são as Praia da Armação e a Praia do Campeche, não confunda com a Ilha do Campeche, que para chegar tem que fazer uma travessia de barco.
2. ILHA DO CAMPECHE Ilha do Campeche

Ricarddo Barros Guerreiro

Conhecida como "Caribe catarinense", a Ilha do Campeche é um dos lugares mais imperdíveis de Florianópolis. Pense num mar azul impressionante, com areia branquinha, rodeada por uma área verde de preservação ambiental. Um paraíso, tem que ir!

O acesso a ilha é apenas por barco ou lanchas que partem da Praia da Armação (mais comum), da Praia do Campeche ou da Barra da Lagoa. Para visitá-la é importante programar sua viagem para primavera ou verão, porque no inverno dificilmente as empresas oferecem o passeio. Além disso a Ilha é controlada pelo IPHAN, o número de visitantes é limitado e existe uma série de restrições.

3. LAGOA DA CONCEIÇÃO Vista da Lagoa da Conceição – Mirante da Praia Mole

Ricarddo Barros Guerreiro

A 13 km do Centro fica a badalada Lagoa da Conceição, que durante o dia atrai praticantes de stand-up paddle, caiaque e a noite vira ponto de encontro noS bares e restaurantes da região.

Na Lagoa da Conceição você também poderá fazer o passeio de barco pela Costa da Lagoa, que te deixa em restaurantes que oferecem estrutura para passar o dia se refrescando na beira da lagoa enquanto saboreia peixes e frutos do mar fresquinhos.

Agora uma das vistas mais lindas da Lagoa da Conceição você terá do Mirante da Praia Mole, que como o nome já diz fica próximo da Praia Mole, cerca de 5 km do chamado "centrinho da Lagoa", passando pela conhecida av. das Rendeiras.

4. AV. BEIRA-MAR NORTE Trapiche da Beira-Mar Norte

Ricarddo Barros Guerreiro

A Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, conhecida como Beira-Mar Norte, é referência em Florianópolis, além de ser uma das principais vias de acesso ao centro e as praias, possui alguns dos melhores hotéis e restaurantes da capital, além de um belo calçadão as margens da baía de Floripa.

Av. Beira-Mar Norte

Ricarddo Barros Guerreiro

Um dos pontos mais visitados da av. é o trapiche, que além do lindo visual é onde fica o letreiro "Sou Bem Floripa". Esticando um pouquinho a caminhada você verá a Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos da cidade. No píer, que fica sob a ponte, partem passeios de escuna.

5. CENTRO HISTÓRICO Catedral Metropolitana de Florianópolis

Ricarddo Barros Guerreiro

Inclua no seu roteiro um passeio pelo centro histórico de Florianópolis, tome como referência a Praça XV de Novembro, que reúne em sua volta patrimônios importantes como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza (Museu Histórico de Santa Catarina) e a Casa da Alfândega (centro de artesanato).

A menos de 500 metros da Praça fica o Mercado Público de Florianópolis, um prédio histórico com diversos boxes que vendem frutas, temperos… além de ótimos restaurantes e botecos que tradicionalmente atrai moradores e turistas.

Balneário Camboriú: todas as dicas

Ricarddo Barros Guerreiro

Mercado Público de Florianópolis

Ainda no centro não deixe de visitar a Praça Hercílio Luz, nela há uma estátua em homenagem a Hercílio Luz, o primeiro governador de Santa Catarina a ser eleito pelo voto direto, mas o destaque da praça é o mirante com vista para a Ponte, principal cartão postal de Florianópolis, que fica bem ao lado.

6. SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Santo Antônio de Lisboa, a 14 km do centro, é o bairro mais charmoso e antigo de Florianópolis.nn Nas casinhas coloridas onde viviam os imigrantes açorianos funcionam hoje lojas de artesanato, ateliês, etc. O bairro também virou um dos principais polos gastronômicos de Florianópolis, restaurantes excelentes oferecem ostras (iguaria típica da região) e outros pratos a base de frutos do mar fresquinhos acompanhados de uma vista linda, especialmente na hora do pôr do sol.

7. TRILHAS DE FLORIANÓPOLIS Trilha da Praia do Santinho

Ricarddo Barros Guerreiro

Para os amantes da natureza Florianópolis, definitivamente, não decepciona. Tem trilhas de diferentes dificuldades que te levam a mirantes incríveis, piscinas naturais e praias desertas.nn As trilhas da Reserva Natural do Morro das Aranhas são algumas das mais exploradas pelos turistas, elas tem início no Resort Costão do Santinho, inclusive é uma das atrações do complexo, mas qualquer um pode acessá-las.

Acesso ao Morro das Aranhas – Costão do Santinho

Ricarddo Barros Guerreiro

São diversas trilhas, uma delas passa por um Museu Arqueológico ao ar livre onde há inscrições rupestres e vista privilegiada da praia do Santinho e do Parque Estadual do Rio Vermelho. Também tem trilhas que levam a dunas e a Praia do Moçambique, considerada uma das mais desertas da ilha.

Praia do Moçambique

Outra trilha bem cobiçada é a das piscinas naturais da Barra da Lagoa, uns 20 minutos de caminhada depois de atravessar o canal e passar pela Prainha.

Para os que gostam de desafios maiores e lugares pouco explorados as trilhas até a Praia da Lagoinha do Leste é ideal. Uma delas partem da Praia Pântano do Sul (1 hora de caminhada passando por mata fechada e partes bem íngremes) ou pela Praia do Matadeiro (mais fácil porém mais longa, cerca de 3 horas de caminhada).

8. ÔNIBUS TURÍSTICO DE FLORIANÓPOLIS Jurerê Internacional

Ricarddo Barros Guerreiro

Uma das formas mais legais de conhecer os pontos turísticos de Florianópolis é através de um passeio no Floripa By Bus. Os ônibus tem vista panorâmica, guias e paradas em praticamente todos os lugares que citamos acima, incluindo as praias mais famosas da ilha, ou seja, um city tour completo!

O passeio no Bus acontece de terça a domingo, dura o dia todo e custa R$130, basta escolher o dia desejado Confira o post completo com todas as informações e detalhes da nossa experiência.

9. PASSEIOS DE ESCUNA Passeio com a Escuna Sul

Ricarddo Barros Guerreiro

Os passeios de escuna são super tradicionais em Florianópolis, os chamados "barcos piratas", possui tripulação caracterizada de personagens como capitão gancho e outros que garantem a animação dos turistas.nn Diversas empresas realizam os passeios, as saídas acontecem as 10h da manhã do Trapiche da Praia de Canasvieiras ou da Beira-Mar Norte, no centro. Duram em torno de 4 a 5 horas e o roteiro inclui a visita as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, além da Baía dos Golfinho (para ver golfinhos, se estiver com sorte), paradas para banho de mar e almoço.

10. PASSEIOS SAINDO DE FLORIANÓPOLIS Balneário Camboriú – Unipraias

Ricarddo Barros Guerreiro

Nos arredores de Florianópolis tem lugares lindíssimos que podem ser conhecidos até mesmo através de passeios oferecidos pelas agencias, no estilo bate-volta.nn No verão, vale a pena conhecer a paradisíaca Guarda do Embaú, a 50 km de Floripa, já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.nn Outro lugar imperdível é Bombinhas, 80 km da capital, um município que reúne praias para todos os estilos, além de uma reserva marinha que é considerada uma das melhores do Brasil para mergulho.

Bombinhas – Santa Catarina

Ricarddo Barros Guerreiro

Além das praias você também pode conhecer a charmosa Blumenau, cidade de colonização Alemã famosa por promover a oktoberfest.nnPara quem gosta de diversão ou está com crianças, conhecer o parque Beto Carrero World é quase uma obrigação! Fica a 120 km de Florianópolis, mais próximo de Balneário Camboriú (40 km).nn Falando em Balneário Camboriú, até existe um passeio bate-volta de Floripa para conhecer o básico da cidade, incluindo o famoso Parque Unipraias, mas o ideal é reservar alguns dias para ficar por lá. Balneário é repleto de praias e atrações que merecem mais do que apenas um dia, sem falar nos bares, restaurantes… a cidade tem um clima muito legal!
O sul do Brasil é magnifico !! vale tudo para conhecer… VEM COMIGO NESSA também… eu recomendo muito !!

Compartilhe esse post

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?