Vamos falar de um Bairro de São Paulo que homenageia a Proclamação da República reunindo história e cultura, imperdível de visitar…

Um dos bairros mais antigos da capital, a República, no centro da cidade, guarda tesouros históricos e culturais que levam paulistanos e turistas a visitarem a região.

O que pouca gente sabe é que no século 19 a área era conhecida como Largo dos Curros, muito por conta das touradas (sim, você leu corretamente!) e cavalgadas organizadas ali.

Mais tarde passou a ser chamada de Praça das Milícias, pelos treinamentos militares que acolhia, e só recebeu o nome atual como homenagem ao novo regime político brasileiro, após a Proclamação da República em 1889.

Hoje, a República é um símbolo de diversidade cultural, com construções históricas que dialogam com o dia a dia apressado dos transeuntes que passam por ali.

Edifícios emblemáticos como a Escola Caetano de Campos (atual Secretaria Estadual da Educação), inaugurada em 1894 e primeira escola normal paulista, refletem a importância arquitetônica e histórica do bairro.

Para quem nunca se aventurou pela República, listamos aqui  algumas das atrações que merecem ser visitadas  e combinadas com um pulo no vizinho Centro Histórico de São Paulo… –

THEATRO MUNICIPAL

É um dos espaços culturais mais bonitos da cidade. Suas luxuosas instalações foram inauguradas em 1911 e são palco para artes clássicas e contemporâneas, tendo passado por três grandes reformas, o Theatro foi sede de importantes eventos, como a Semana de 22, pontapé para o movimento modernista.

Oferece ainda  visitas guiadas gratuitas de terça a sábado, em vários horários.

Praça Ramos de Azevedo, s/n… – Veja mais em

BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE

Inaugurada em 1926, trata-se da segunda maior biblioteca pública do país.

 O prédio atual, porém, foi ocupado a partir de 1942, atendendo a necessidade imposta pelo crescimento do acervo, tanto as coleções circulantes quanto as de obras raras e especiais possuem mais de 50 mil títulos cada.

Durante a semana, a biblioteca funciona das 9h15 às 19h45 e aos sábados das 10h às 14h.

R. da Consolação, 94…

SESC 24 DE MAIO

É no topo do edifício, no 13º andar, que fica a piscina semiolímpica a céu aberto, oferecendo uma vista panorâmica e instagramável para o centro da cidade.

A unidade conta com comedoria e cafeteria, biblioteca, espaços para eventos e diversos serviços para associados.

Visitas guiadas acontecem às quartas-feiras.

O Sesc funciona das 9h às 21h (terça a sábado) e às 18h (domingo e feriados).

Rua 24 de Maio, 109

GALERIA DO ROCK

Seu nome oficial é Centro Comercial Grandes Galerias, inaugurado na década de 1960, mas é o comércio de discos, roupas, acessórios e muitos outros itens ligados ao rock que trouxe fama ao prédio.

Das mais de 400 lojas que funcionam ali, cerca da metade tem alguma ligação com o gênero musical.

Aberto de segunda a sábado, recentemente abriu seu rooftop, onde agora acontecem shows de bandas.

Av. São João, 439…

SHOPPING LIGHT

O grande centro de compras, que hoje concentra outlets de marcas famosas, tem esse nome pois abrigou por muito tempo a Light, companhia elétrica instalada ali no fim dos anos 1920.

Batizado oficialmente como Edifício Alexandre Mackenzie, é um dos marcos arquitetônicos da cidade.

Duas vezes por mês oferece walking tour gratuito, que aborda sua história e arquitetura.

R. Cel. Xavier de Toledo, 23

FEIRINHA DE ARTESANATO DA PRAÇA DA REPUBLICA

Todos os finais de semana, há quase 70 anos, a Praça da República acomoda artesãos de estilos variados em sua popular feirinha.

 De peças de decoração a roupas e itens para o dia a dia, o comércio de produção autoral costuma movimentar a área desde cedo.

São cerca de 300 barraquinhas e, além de compras, os visitantes encontram vendedores de comidas e artistas de rua se apresentando no local.

Praça da República, s/n

FILÉ  DO MORAES 

Nas imediações da avenida são João com avenida rio branco esse restaurante oferece incríveis pratos com carne legitima de filé mignon .   São pratos inigualáveis em qualidade e sabor!

O GATO QUE RI

Criado pelas mãos de Dona Amélia, uma simpática italiana que chegou ao Brasil em 1951 com deliciosas receitas e uma idéia muito original, O Gato que Ri se tornou uma das mais tradicionais casas de massas de São Paulo e também um marco na história do Arouche.

São mais de 70 anos de história, preparada com ingredientes frescos e selecionados e receitas tradicionais.

Tudo feito em casa, com muito carinho, pelas mãos da nossa experiente equipe.

Recomendamos a deliciosa e inigualável “  LASANHA VERDE “   mais de 50 anos sendo o prato preferido de comida italiana / paulistana do Brasil.

BAR ESTADÃO

Situado no inicio da avenida da consolaçao e em frente à biblioteca municipal, esse bar possui o melhor sanduiche de pernil com abacaxi que se tem noticia ! além de outros ingredientes. Bar secular na região possui público diferenciado de notívagos que adoram comer lanches especiais.

BAR BRAHMA 

Tão famoso que nada a falar sobre ele é novidade.

Situado na esquina mais famosa do Brasil, avenida IPIRANGA com a SÃO JOÃO ! , qualquer indicação fale com CAETANO VELOSO , que nos anos 70 fez uma musica incomparável sobre a cidade de São Paulo e citou esse local, onde um dos ícones da  música brasileira se apresentava. 

Já ouviram falar de CAUBY PEIXOTO ?  esse eu ainda recomendo.

Passear na região central de São Paulo, em especial a região da REPUBLICA é uma aventura e tanto hoje em dia, mesmo assim eu recomendo, mas vá acompanhado de alguém com cara de bravo!! e não leve celular titular, leve o reserva do ladrão!

O grande problema do momento no local é a expansão da cracolandia, que era só na praça Santa Isabel e se espalhou por todo o centro da cidade, trazendo insegurança , sujeira e tristeza para todos, inclusive para os viciados que vivem ?? por ali.

Mas recomendo mesmo assim visitar esses locais, mas não vá sozinho nem leve celular titular, leve aquele que é para os ladrões levarem.

CRACOLÂNDIA EXPANDIDA !!

VEM COMIGO ?? , não vou não !! vá voce !! mas acompanhado !

Compartilhe esse post

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?